26 de novembro de 2015

Livreto: lambuzando de arte - parte 2

É importante porque...

Pesquisas educacionais realizadas no século XX (LOWENFELD, 1970) mostraram que a Arte na criança é uma manifestação espontânea e autoexpressiva sendo de grande importância incentivá-la e deixá-la acontecer no processo educativo (Foto 2), sendo aliada na aquisição de conhecimento. Quando a criança desenha ou pinta, é capaz de concretizar as suas emoções, contar sua história, suas fantasias, suas alegrias e suas tristezas.



Foto 2: Deixando a arte acontecer
http://zetaplusconstrutora.wordpress.com/category/dia-das-criancas/

A criação artística é um meio educativo. Desenhando e pintando, a criança interage com o meio, seu corpo inteiro se envolve na ação. Ao realizar a atividade artística,a criança se transporta para o papel, para o material artístico modificando-o e também se modificando.

A atividade artística, o desenho, a pintura, o recorte e a modelagemservem de meios de investigação, de comparação com normas conhecidas, e até medem o grau de desenvolvimento, relacionando o antes e o depois da atividade. Mas,principalmente,éque a arte proporciona à criança exprimir o seu próprio eu, reconhecer-se e valorizar sua produção elevando sua autoestima.(Foto 3).



Foto 3:Autoexpressando-se por meio da arte.
Arquivo pessoal da autora.

O trabalho de pintura pode ser empregado com função terapêutica (PAIN, 1996) para crianças instáveis, ou até mesmo para as crianças que não alcançam o rendimento escolar desejado. O resultado do trabalho com as cores e tintas é espetacular. A criança, pela sua prática com a pintura, toma consciência de suas ações,e de inúmeras possibilidades, fazendo-a reconhecer que seus esforços podem resultar em positivos e dando-lhe mais segurança na escola ou família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário