Tininha leciona a disciplina Arte para crianças da educação infantil do
maternal à pré-escola. Na entrevista,
comentou o “Projeto de música e artes
2005” (anexo b), desenvolvido
em 2005,
quando os alunos
estudaram as obras de Tarsila do Amaral durante o ano todo. Ela se justifica:
“[...] não costumo mostrar
mais de uma artista,
por causa da idade deles. [...] Se você falar vários, eles confundem”. Nesse projeto,
as crianças tiveram contato
com reproduções
de algumas obras da artista:
A cuca
(1924), e O mamoeiro (1925),
Vendedor de frutas
(1925), Abaporu (1928), Cartão postal
(1928), O lago (1928) e Sol poente (1929).
Na medida do possível,
as imagens integravam outros conteúdos
— por exemplo:
A cuca
foi trabalhada no mês do folclore, agosto.
A descrição
de sua prática
mostra que
ela explora os três
eixos da Proposta
Triangular, pois leva reproduções
de obras para
as crianças apreciarem, contextualiza
historicamente a artista, as obras e, por fim, faz propostas
práticas com
base na obra
analisada. Seu portfolio revela que até alunos do maternal e da pré-escola
têm contato via
reprodução com
obras de Aldemir Martins, Monet e
Portinari, por exemplo.
Mas ela
não se detém só
nas obras dos artistas;
em conjunto
com professoras regentes
de sala, explora temas
como natureza
— a exemplo da atividade
de desenhar flores
com base
em observação
— e os relaciona com a obra de algum artista — a exemplo
de Monet (fig. 21).
figura 20. Telas pintadas por
alunos de Tininha
Fonte: acervo de Tininha.
figura 21. Pinturas de alunos de Tininha sobre a obra de
Monet A ponte
Fonte: acervo de Tininha.
Segundo
Tininha, ela usa trabalhos de artistas brasileiros em suas atividades
pedagógicas porque é “[...] uma forma de [alunos/as] verem que aqui, no Brasil,
no lugar onde eles vivem, há muitos artistas”. Ela diz que Aldemir Martins foi
uma escolha muito boa porque tem:
[...] figuras de tudo que você
precisa para trabalhar com a criança. Para trabalhar com água, tem os peixes,
tem caranguejo, água salgada, água doce, [...] tem baiana, e você vai puxando uma coisa de várias regiões [...] tudo que você queira, você encontra nos
quadros de Aldemir.
O projeto de artes de
Tininha contém dizeres que permitem depreender que sua visão de ensino da arte talvez
tenha influência de sua formação em História:
O conhecimento das artes facilita a compreensão do
processo histórico, permitindo aos
educandos a percepção de semelhanças e diferenças, permanências e as
transformações no modo de vida social, cultural e econômico de espaços e tempos
distintos aos vividos pelas crianças. (Grifo meu).
Além
de usar a arte como recurso para outros fins, Tininha a tomou “como ponto de
partida” para possibilitar “a aquisição de conhecimentos, mudanças de
comportamento e desenvolvimento de habilidades”. Ela recorre às imagens como apoio
didático — estudos sobre natureza e água, por exemplo — e estudo estético. Na
aparência, predomina uma educação através das imagens.
figura 22. Alunos da educação infantil de
Tininha fazem colagens
Fonte:
acervo de Tininha.
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