14 de dezembro de 2022

 

Tininha leciona a disciplina Arte para crianças da educação infantil do maternal à pré-escola. Na entrevista, comentou o “Projeto de música e artes 2005” (anexo b), desenvolvido em 2005, quando os alunos estudaram as obras de Tarsila do Amaral durante o ano todo. Ela se justifica: “[...] não costumo mostrar mais de uma artista, por causa da idade deles. [...] Se você falar vários, eles confundem”. Nesse projeto, as crianças tiveram contato com reproduções de algumas obras da artista: A cuca (1924), e O mamoeiro (1925), Vendedor de frutas (1925), Abaporu (1928), Cartão postal (1928), O lago (1928) e Sol poente (1929). Na medida do possível, as imagens integravam outros conteúdospor exemplo: A cuca foi trabalhada no mês do folclore, agosto.

A descrição de sua prática mostra que ela explora os três eixos da Proposta Triangular, pois leva reproduções de obras para as crianças apreciarem, contextualiza historicamente a artista, as obras e, por fim, faz propostas práticas com base na obra analisada. Seu portfolio revela que até alunos do maternal e da pré-escola têm contato via reprodução com obras de Aldemir Martins, Monet e Portinari, por exemplo. Mas ela não se detém nas obras dos artistas; em conjunto com professoras regentes de sala, explora temas como natureza — a exemplo da atividade de desenhar flores com base em observação — e os relaciona com a obra de algum artista — a exemplo de Monet (fig. 21).



figura 20. Telas pintadas por alunos de Tininha

Fonte: acervo de Tininha.

 

 



figura 21. Pinturas de alunos de Tininha sobre a obra de Monet A ponte

Fonte: acervo de Tininha.

 

Segundo Tininha, ela usa trabalhos de artistas brasileiros em suas atividades pedagógicas porque é “[...] uma forma de [alunos/as] verem que aqui, no Brasil, no lugar onde eles vivem, há muitos artistas”. Ela diz que Aldemir Martins foi uma escolha muito boa porque tem:

[...] figuras de tudo que você precisa para trabalhar com a criança. Para trabalhar com água, tem os peixes, tem caranguejo, água salgada, água doce, [...] tem baiana, e você vai puxando uma coisa de várias regiões [...] tudo que você queira, você encontra nos quadros de Aldemir.

O projeto de artes de Tininha contém dizeres que permitem depreender que sua visão de ensino da arte talvez tenha influência de sua formação em História:

O conhecimento das artes facilita a compreensão do processo histórico, permitindo aos educandos a percepção de semelhanças e diferenças, permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de espaços e tempos distintos aos vividos pelas crianças. (Grifo meu).

Além de usar a arte como recurso para outros fins, Tininha a tomou “como ponto de partida” para possibilitar “a aquisição de conhecimentos, mudanças de comportamento e desenvolvimento de habilidades”. Ela recorre às imagens como apoio didático — estudos sobre natureza e água, por exemplo — e estudo estético. Na aparência, predomina uma educação através das imagens.

 

 



 

figura 22. Alunos da educação infantil de Tininha fazem colagens

Fonte: acervo de Tininha.

 

 

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