30 de agosto de 2015

Segundo encontro – conhecendo o céu

Segundo encontro
Técnica aplicada: colagem em papel circular - foto e EVA
Objetivo: proporcionar auto imagem e elaboração da primeira mandala
Material: foto dos participantes, papel cartão cortado em círculo, cola, pedaços de EVA

Descrição: Após canto de músicas de repertório infantil, realização de colagem com foto em papel circular e enfeite com pedacinhos de EVA.
Comentário: Notou-se grande dificuldade de manusear materiais artísticos, mas notou-se vontade de tentar realizar o solicitado.



Detalhamento:
A varanda foi arrumada com as poltronas, cadeiras e sofás em círculo. Desta vez tinham 8 participantes próximos, dois sentados “amarrados” mais distantes e uma andando sem interagir. As cuidadoras fecharam a porta da varanda, talvez para evitar que os idosos saíssem dali.
Iniciou-se uma conversa sobre músicas do tempo de criança. A música “Alecrim” foi ouvida e depois cantada por eles.
Senhora Vermelha se emocionou muito e até chorou. Poucos conheciam a música, mas gostaram de ouvir e cantaram um pouco. Outra música foi colocada: “O cravo brigou com a rosa”. Todos gostaram e também cantaram. Conversou-se sobre outras músicas e a participação começou.
Cantou-se em coro: “Bota aqui seu pezinho”, “Ciranda cirandinha”, “Jardineira”. Um participante após outro foi sugerindo uma música. E todos cantavam. Até Rosa que dizia não saber nenhuma música se manifestou e sugeriu uma canção.




Uma participante lembrou que naquele dia o passarinho (beija flor) não havia aparecido – choveu o dia todo. Então mostrou-se a caixinha com, na tampa, um beija flor. Pediu-se que cada um dos participantes pegassem de dentro da caixinha uma fotografia, a sua fotografia.
“– É, sou eu!” Diziam os participantes ao encontrar sua foto.
Apenas Dona Verde não gostou de sua foto. – “Estou muito feia”.
Para os que não haviam participado da vez anterior foram oferecidas flores recortadas e eles escolheram uma para si. Pressentindo que não iriam se levantar para dirigir-se até a mesa para fazer a atividade plástica, foi distribuído a cada um, ali mesmo, um papel cartão cortado na forma circular.
Explicou-se a proposta de colagem da sua foto e de pedacinhos de E.V.A. A dificuldade de locomoção dos participantes fez com que, primeiramente, se passasse cola na foto de cada um deles. Mesmo com a sugestão de que eles colassem a fotografia no lugar onde quisessem no papel circular, vários colaram ao centro do papel. Durante a confecção da colagem ouvia-se músicas bem suaves.
Pedacinhos de E.V.A. previamente cortados foram distribuídos para “enfeitar” o papel em círculo. Os recortes estavam em uma caixinha de madeira, numa cadeira no centro da “roda”. Senhora Azul pegou vários pedacinhos, à vontade. Outros participantes nem sequer escolheram as cores dos retalhos de E.V.A. Alguns foram logo colando na extensão de toda lateral do círculo outros em apenas alguns lugares.



Senhora Vermelha resolveu passar o dedo na cola e retirou toda a cola do círculo. Após a insistência de que ela colasse algum pedacinho de E.V.A., ela pegou três bolinhas vermelhas apenas e colou perto de sua foto. Dona Verde não gostou de sua foto. Reclamou novamente que ela estava feia. Queria colar uma flor ou outra imagem qualquer. Foi dada a ela uma caixa com pequenas imagens e ela escolheu a imagem de um cavalo. Depois disso ela enfeitou seu círculo com alguns pedaços de E.V.A.
Após este trabalho conversou-se um pouco sobre coisas boas e bonitas. Cada um falou uma palavra. Alguém lembrou-se da mãe e todos falaram o nome de suas mães.
Já no final, quando todos já haviam feito a colagem, uma música com sons de passarinhos tocou e Senhora Vermelha falou: “-- Ele veio!” Pensando que fosse o “nosso beija flor”.
Rosa falou – “É mesmo, mas é do aparelho!”
O trabalho foi finalizado com a pergunta de que música gostariam de ouvir da próxima vez. Sr. Amarelo pediu um tango.
Dona Verde pediu músicas de Carlos Gardel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário