29 de agosto de 2023

Agosto: Cultura Popular

Professor há quase 40 anos, Antônio Carlos Marques era jornalista, licenciado em Artes Plásticas e Arte Educação, ministrou cursos, palestras e oficinas nas áreas de teatro, folclore, cultura popular e história da Música Popular Brasileira, sendo conhecido no meio cultural de Uberaba, além de ser referência em cultura afro-brasileira. Marques era presidente da Fundação Cultural de Uberaba quando faleceu em junho de 2019. A Fundação Cultural recebe seu nome.


 Luís da Câmara Cascudo foi um historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, folclorista, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira.

“O melhor do Brasil é o brasileiro” – o autor desta frase foi um escritor que dedicou sua vida e extensa obra a conhecer intimamente o povo de nossa terra, e ajudá-lo a conhecer sua alma: Luís da Câmara Cascudo 

Paginas que registram o folclore (é autor do melhor dicionário do folclore já escrito no Brasil), as lendas, crendices e superstições dos brasileiros, sejam indígenas, negros, mestiços – do povo em geral (ele tinha a ambição de registrar todas elas em livro). Mas sua área de interesse vai muito além, e inclui o estudo do Brasil holandês do século XVII, os falares do povo, uma excelente história da alimentação, com fortes incursões pela influência indígena e africana, um saborosíssimo Prelúdio da Cachaça, vários estudos de história de seu estado, o Rio Grande do Norte 



Carlos R. Brandão era mestre em antropologia social pela UnB, doutor em ciências sociais pela USP e livre--docente pela Unicamp. Ao longo de sua vida lecionou em 12 universidades do Brasil e da Europa e desde 1963 trabalhou como educador popular.

É autor de vários livros nas áreas de antropologia social, educação, questões ambientais e literatura. Dedicou-se ativamente ao ambientalismo e à educação ambiental. Realizou estudos de pós-doutorado em antropologia junto à Universidade de Perúgia e à Universidade de Santiago de Compostela. Foi professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia e da Unicamp.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário