26 de julho de 2022

3 ESTUDANTES-PROFESSORES/AS E A PROPOSTA TRIANGULAR

 

3  ESTUDANTES-PROFESSORES/AS E A PROPOSTA TRIANGULAR

 

       Para concretizar a parte empírica desta pesquisa, optei por procedimentos metodológicos qualitativos. Conforme Menga Lüdke e Marli André, a pesquisa qualitativa “[...] tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento” (lüdke; andré, 1986, p. 11). Também chamada de estudo naturalístico, pelo contato direto do pesquisador com o ambiente, ela privilegia dados descritivos, pois “o interesse do pesquisador, ao estudar um determinado problema, é verificar como ele se manifesta nas atividades, nos procedimentos e nas interações cotidianas” (lüdke; andré, 1986, p. 12). Os significados que as pessoas dão às coisas em sua vida são focos de atenção do pesquisador; e a análise dos dados tende a ser indutiva: a comprovação de hipóteses não é preocupação.

Trata-se de um estudo de caso, pois a pesquisa parte de um estudo aprofundado de uma unidade com complexidade e dinamismo próprios. O estudo de caso se enquadra nos meus propósitos como pesquisadora porque busca “[...] o conhecimento do particular, [os dados] são descritivos, indutivos e buscam a totalidade. Além disto, são mais preocupados com a compreensão e a descrição do processo do que com os resultados comportamentais” (andré, 1995, p. 51).

Para coletar os dados, recorri a questionários (apêndices a, b e c), entrevistas semi-estruturadas (apêndice d) e análise documental.

 

3.1  Cenário

 

Os sujeitos da pesquisa estudam no Centro de Ensino Superior (cesube), ex-Faculdade de Educação de Uberaba (feu). Criado para suprir a carência de cursos de licenciatura em Uberaba (mg), sua graduação atual oferece sete cursos: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Artística/Artes Visuais, Educação Física, Engenharia, Geografia e Pedagogia.

A feu iniciou sua trajetória em 1996, quando a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (smed) tencionava, em seus projetos, desenvolver programas para melhorar a qualidade do ensino pela capacitação profissional do educador. A faculdade é mantida pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Uberaba (fumesu): parte da verba para manutenção vem da prefeitura; outra parte, das mensalidades pagas por alunos. Os primeiros cursos oferecidos foram as licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia, em 1999; em 2002, o curso de Educação Artística/Artes Visuais e o de Ciências Sociais tiveram seu funcionamento autorizado. Até então, a maioria dos professores atuantes no ensino de arte em Uberaba era formada em Letras ou no curso técnico em Educação Artística oferecido pelo Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Em 2002, dos profissionais atuantes em 38 escolas estaduais, 34 municipais e 34 da rede de ensino particular, cerca de 10 eram habilitadas em Artes. Eis a justificativa do projeto pedagógico de criação e instalação do curso de Educação Artística/Artes Visuais na antiga feu.

Essa situação ocorre em nossa região. Os professores de Arte não-habilitados carecem de uma consciência clara de sua função e não contam com uma fundamentação consistente em Arte como área de conhecimento, com conteúdos específicos e metodologias próprias. (cesube, 2002, p. 4).

Autorizada pelo Conselho Estadual de Educação de Minas (cee/mg), essa licenciatura veio atender a exigências legais e suprir as necessidades das escolas de Uberaba e região. Com base em seu projeto pedagógico, o curso objetiva habilitar arte-educadores em artes visuais para atuar como docentes nos ensinos fundamental e médio. Para tanto, garante formação profissional que os torne aptos a atuarem no espaço escolar e extra-escolar:

Esta formação integra Arte e Educação, voltando-se para o desenvolvimento da percepção, da reflexão, do potencial criativo, do exercício da sensibilidade e da aquisição de conhecimentos específicos nas linguagens visuais. [...] Não pretende formar o artista atuante e reconhecido no mercado como produtor de obras de arte, mas o professor que através de seus conhecimentos a respeito da Arte e de sua historicidade e da vivência do fazer artístico, possa exercer sua atividade pedagógica com competência. (cesube, 2002, p. 5).

O prédio do cesube (fig. 1) se localiza numa avenida que corta o parque da Univerdecidade, bairro de Uberaba criado para abrigar um parque tecnológico, após a ponte sobre o rio Uberaba, a cinco quilômetros do centro, em frente ao parque das Barrigudas.[1] Como não há outras construções no parque, a sede do centro de ensino fica quase isolada na Univerdecidade. Os arredores baldios exibem vegetação do cerrado; à distância, Uberaba exibe seus edifíciosfeição urbana do município. Simples, o prédio tem quatro blocos de alvenaria: um comporta a administração; outro, a biblioteca e os laboratórios. Os demais abrigam 16 salas de aula. Ao fundo do terreno, a cantina e o local para fotocópias. No fim de 2005, foram construídos três blocos pequenos com oito salas de aula. Canteiros ladeiam os corredores entre as salas de aula; mas a vegetação é nova: ainda não há uma árvore que faça muita sombra. A quase-ausência de intervenção humana nos espaços públicos sugere ocupação recente do prédio.



 figura 1. Campus do cesube

Fonte: cesube, 2006.

 

O curso de Educação Artística/Artes Visuais[2] ocupa duas oficinas (salas de aula adaptadas) no bloco de laboratórios e algumas salas de aula do primeiro bloco. As oficinas têm armários, bancadas, cavaletes e pia. Em 2006, foi construída a sala de laboratório de fotografia, numa oficina. O currículo do curso se organiza em três eixos temáticos:


 

 

 

 


 

 


figura 2. Eixos temáticos do curso Educação Artística/Artes Visuais do cesube

Fonte: cesube, 2002, p. 10.

Os eixos são complementares, para haver interligação entre fundamentação do saber artístico e processos metodológicos básicos do aprendizado de como ensinar arte. No eixoExpressão em diferentes linguagens” (quadro 1), as disciplinas estão ligadas à pesquisa e experimentação de materiais artísticos e a procedimentos e técnicas diversificadas empregadas na produção de formas visuais. As disciplinas desse eixo objetivam construir uma atitude de busca pessoal/coletiva que articule percepção, imaginação, sensibilidade e reflexão na produção e apreciação da arte, em suas diferentes formas de presença no mundo natural e cultural.

Os conteúdos curriculares do eixoFundamentos humano-científicos” (quadro 2) se voltam à reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento e à percepção do objeto artístico como fato histórico contextualizado em diferentes culturas, diferentes espaços/tempos e em suas diferentes manifestações que integram a cultura popular e erudita, os meios de comunicação e as novas tecnologias.

 

quadro 1

EixoExpressão em diferentes linguagens

disciplinas

linguagem específica

Expressão artística i

Desenho e pintura

Expressão artística ii

Gravura

Expressão artística iii

História em quadrinhos

Expressão artística iv

Escultura

Expressão artística v

Fotografia e cinema

Expressão artística vi

Arte contemporânea

Oficina de criatividade i

Música

Oficina de criatividade ii

Teatro e expressão corporal

Oficina de criatividade iii

Oficina de materiais

Leitura e produção de textos

Produção literária

Computação em arte

Informática aplicada às artes

Fonte: cesube, 2002, p. 18.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

quadro 2

EixoFundamentos humano-científicos”

 

disciplinas

Estética e história da arte i

Estética e história da arte ii

Estética e história da arte iii

Folclore

Estudo da forma e da composição

Métodos e técnicas de pesquisa

Fundamentos da arte educação

Fonte: cesube, 2002, p. 18.

 

No eixoPráxis pedagógica”, os conteúdos visam formar arte-educadores que compreendam o sujeito que aprende para preservar e impulsionar sua dinâmica de desenvolvimento e aprendizagem, assim como oportunizar a construção de sua autonomia. Através de metodologias e recursos didáticos e da valorização de aspectos expressivos e construtivos do percurso criador, o futuro arte-educador vivencia atividades voltadas à sua formação profissional em práticas profissionais vinculadas a diferentes eixos temáticos e através do Estágio Curricular Supervisionado.

 

quadro 3

EixoPráxis pedagógica

 

disciplinas

Psicologia da educação

Didática

Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio

Metodologia do ensino da arte

Pesquisa e construção do conhecimento e trabalho de conclusão de curso

Estágio supervisionado i e ii

Prática Profissional i, ii e iii

Fonte: cesube, 2002, p. 18.

 

No projeto pedagógico do curso de Educação Artística/Artes Visuais, a integração dos três eixos ocorre na proposta metodológica. O projeto “[...] entende que uma metodologia de trabalho centralizada em competências passa necessariamente pela contextualização da aprendizagem, como elemento gerador de significado e de motivação” (cesube, 2002, p. 13).

Noutras palavras, entende-se que não é possível promover a formação do professor de Arte sem se organizarem, dentro e fora do espaço escolar, momentos de socialização de conhecimentos, experiências e contato com a cultura, não apenas quanto às expressões artísticas, mas também em relação aos elementos que ampliem a compreensão do espaço social no qual e para o qual o aluno se forma.

Seminários de integração, como momentos privilegiados da relação interdisciplinar dos conteúdos; Oficinas, nas quais o estímulo aos processos de investigação e criação possa fazer emergir e amadurecer uma linguagem pessoal; Grupos de estudo, que possam permitir o aprofundamento em questões ligadas à arte e à educação, através de processos de aprendizagem compartilhada; Programação de exposições e outros eventos científicos e culturais que possam oportunizar atuações diferenciadas, variados percursos de aprendizagem e a vivência de modos diversificados de organização do trabalho profissional; Socialização de projetos de pesquisa que possam fomentar a discussão, o debate, o pensamento científico e a motivação pela investigação; Atividades de campo que contemplem visitas a museus, exposições artísticas, ateliês e centros de formação em Arte, além da realização de convênios para participação dos alunos nesses espaços existentes na cidade, a fim de oportunizar maior amplitude em sua formação pedagógico-artística. Produção de monografia e de projeto de curso relacionado às artes visuais nos quais o aluno possa demonstrar o seu processo de construção de conhecimentos e competências. (cesube, 2002, p. 14).

No projeto inicial do curso, a matriz curricular previa a integralização de conteúdos em quatro anos; mas um ajuste na matriz curricular (ver anexo a) em agosto de 2004 reduziu esse prazo para três anos.



[1] Nome do local onde há uma alameda de paineiras (barrigudas).

[2] A maioria dos professores de Desenho, Gravura, Pintura e demais disciplinas artísticas mora em Uberaba, mas se formaram foraprofissionais formados recentemente ou com experiência no ensino superior; os professores de disciplinas pedagógicas têm experiência magisterial superior 20 anos

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