22 de maio de 2023

GRUPO DE ESTUDO em Arte

 

No ano de 2012 a Associação dos Professores de Arte de Uberaba e Micro região, APAR, deixou de existir juridicamente.  Embora muitas ações tenham sido realizadas pelo coletivo de associados, poucos participavam efetivamente. Após uma avaliação, foi consenso que a associação extinguisse no formato jurídico para não causar danos financeiros aos poucos participantes.




Muitos que faziam parte do coletivo, das ações da associação, já haviam terminado a faculdade há uns anos e alguns já tinham feito até a pós graduação que a UFMG ofereceu na cidade e região (curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais). Poucos tinham condições ou estavam se aventurando a procurar fora de Uberaba o Mestrado. Então, a ideia de formarmos um GRUPO DE ESTUDO com o objetivo de continuar nos encontrando e fazer discussões na temática de Arte tomou corpo. [1]

O professor de Arte atua quase que sozinho em cada unidade escolar, sendo assim não consegue discutir as questões do fazer didático específico de arte e muito menos levar uma discussão mais aprofundada das TEORIAS DE ARTE que norteiam sua prática cotidiana. Além disso, a elevada quantidade de turmas que o professor é obrigado a pegar (uma aula de arte por turma) acarreta uma excessiva quantidade de trabalho com muitos alunos por escola. A falta de tempo e a falta de convívio com os pares inibe também a prática artística do arte educador, que se limita muitas vezes a reproduzir o material didático obrigatório em sala de aula.

Lidando com esta realidade e a de falta de tempo, iniciamos a proposta de reunir para estudar com a dinâmica de uma reunião mensal.



[1] O Curso de Arte na faculdade (antiga CESUBE) já havia fechado as portas. Desde 2008 não haviam novas turmas. A justificativa para a não oferta de curso era que não havia demanda. O Curso de Artes Visuais do CESUBE que se iniciou em 2002 formou cinco turmas de alunos da cidade e região, com cerca de 80 alunos e mais de 150 alunos em modalidade especial vindos do estado do Paraná.

 


A dinâmica desde o início, e continuamos assim até os dias atuais, se baseou em não ter envolvimento financeiro, ou seja, ninguém paga e ninguém recebe por estar junto e estudar ou passar os seus conhecimentos para os demais.

No ano de 2012 fizemos 10 encontros de estudo. Os encontros chamavam-se CONVERSAS SOBRE ARTE. Eram realizados em diferentes locais e dias da semana, de acordo com a disponibilidade do organizador que se revezava a cada encontro e da disponibilidade do grupo. Os encontros reuniam de 6 a 12 pessoas por encontro. Segue abaixo o mês realizado, o professor responsável pelo encontro e o tema debatido/estudado:

Fevereiro – “Arte e Natureza” – Elisa M B Carvalho

Março – “Arte e tecnologia” – Osvaldo Araújo

Abril – “Arte na Itália” – Daniela Viana

Junho – Modelagem – Edna Toffoli

Julho – Desenho de observação ao ar livre – Elisa M B Carvalho

Agosto – Arte Postal – Edna Toffoli

Setembro – Arte ambiental – Mara Santina

Setembro – Galerias Vivas – Mizac Limírio

Outubro – Arteterapia – Elisa M B Carvalho

Novembro – Arte Espiritualista – Julieta 




No ano de 2013 os encontros se seguiram na mesma dinâmica porém ocorreram mais dinâmicas de práticas que propriamente de estudo. Assim foram realizados também 10 encontros no ano.

Fevereiro – “A obra de Giotto” – Daniela Viana

Março – “A passagem do pensamento místico para o pensamento filosófico e o resgate pela arte” – Wanice Facure

Abril – “Arte educação além da sala de aula: projetos de extensão, áudio visual e poéticas” – Aldo Pedrosa

Maio – “Arte Espírita” – Daniel Gonçalves Moreira

Junho – Festa Junina no Sítio da Pedreira

Julho – Desenho ao ar livre na praça Santa Terezinha

Agosto – “Fotografia” – Cátia Fernandes Queiroz

Setembro – Participação no projeto “Um poema em cada árvore”

Outubro – “Experiências de Arte na Educação Infantil no Sertão de Alagoas” – Elisa M B Carvalho

Novembro – “Genialidade e loucura” – Regivane Nogueira

 

O ano de 2014 e 2015 não foram feitos encontros de estudo pondo fim ao CONVERSAS SOBRE ARTE.

 

Os encontros de artistas educadores não deixaram de existir. Em abril de 2016 nos reunimos para uma aula prática de grafite e uma exposição coletiva na Casa do Artesão. Em junho um encontro na praça para conversar, dançar e fotografar.

Foi no mês de agosto de 2016 que a primeira FEIRA DE DESENHO começou a ser gestada no coletivo e teve quatro edições. O GRUPO DE ESTUDO foi retomar apenas em 2020.

A proposta de retomar os estudos se deu com a escolha de um material de leitura, a coleção “Temas da Arte Contemporânea” de Katia Canton. No início de 2020 ainda nos reunimos presencialmente para o primeiro encontro e depois todos os outros foram feitos virtualmente devido a pandemia.

Os estudos foram gravados para possibilitar quem não estivesse presente pudesse acessar o conteudo discutido em outra ocasião. Ao final do ano de 2020 conseguimos incluir os estudos no projeto da Lei Aldir Blanc e realizamos vídeos com o conteúdo debatido. O material está no site https://www.youtube.com/@coletivodeartistasculturap3822/videos

Em 2021 novo livro foi escolhido – e os encontros também foram feitos na modalidade virtual. Os encontros realizados foram para estudar um capítulo por vez do livro “Lendo Imagens” de Alberto Manguel. Foram doze capítulos, doze encontros realizados.



Em 2022, sendo centenário da semana de Arte Moderna de 22 mudamos o formato de estudo. Agora já não era mais um livro, um material pronto a ser lido e debatido por todos. Agora cada responsável pelo mês de estudo escolhia o tema (dentro do assunto arte moderna e semana de 22) os assuntos foram:

Março – “Cenário Mundial e Brasileiro” – Eliana Miranzi

Abril – “A gravura no contexto modernista” – Elisa MB Carvalho

Maio – “O paisagismo de Burle Marx” – Mara Maciel

Junho – “Zina Aita – uma modernista” – Osvaldo Araujo

Julho – “Regina Gomide Grass: precursora das artes têxteis modernas no Brasil – Wanice Facure

Agosto – “A expansão do modernismo brasileiro: a contribuição da família Rego Monteiro para a história da Arte Brasileira – Edna Toffoli

Setembro – “Literatura: o modernismo nas letras” – Eliana Miranzi











 

A proposta para estudo do ano de 2023 é também o incentivo à pesquisa. Como a temática “DESSEMELHANÇA” mantivemos os encontros virtuais mas levantamos a possibilidade de realizar encontros presenciais, já que a pandemia deu uma trégua.

Conservamos a dinâmica onde cada participante escolhe um tema listado previamente e apresenta aos demais suas pesquisas. O participante-coordenador-do-mês pode indicar leituras prévias sobre o tema para que a participação se possa dar com mais efetividade e também, com a intenção de provocar a produção artística, chamar os participantes a realizar uma prática antes ou após o encontro. A pesquisa tem seu lado bom: dá liberdade de investigação ao coordenador do mês.

A temática dos estudos já realizados foram: “Arte e Mulheres” – Eliana Miranzi, “Arte e racismo” – Elisa MB Carvalho, “Arte em Parceria” – Osvaldo Araújo.

Que venham mais estudos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário