26 de outubro de 2016

ARTETERAPIA COM IDOSOS

Envelhecer com saúde é muito difícil. Muito comum entre os idosos é a demência – chamada comumente de “caduquice”. Demência é uma síndrome na qual a pessoa idosa apresenta prejuízo de uma ou mais funções cognitivas: transtorno de linguagem, alterações viso espaciais, dificuldade de abstração, alteração das funções executivas e resolução de problemas, incluindo a perda da memória e um declínio funcional que o impeça de exercer normalmente as atividades da vida diária (ARAUJO e NICOLI, 2010).


atividade de arteterapia com idosos internados

As demências podem ser de ordens degenerativas do sistema nervoso central, progressivas e que se manifestam por declínio cognitivo acompanhado ou não de outras alterações do exame neurológico. Degenerativas: Doença de Alzheimer e Demência Fronto temporal. Demências que atacam o sistema nervoso que podem estar acompanhadas de alterações neurológicas: Demência Hidrocefálica, demência vascular.


atividade de arteterapia com idosos internados

A doença “Mal de Alzheimer” é a mais comum de todas. Talvez 60% ou 70% dos casos de demência sejam decorrentes dessa enfermidade. Tão grave quanto o Alzheimer e com sintomas parecidos é a demência fronto temporal, uma doença também degenerativa de causa ignorada, que provoca alterações de comportamento. Embora as mudanças de personalidade chamem mais atenção, há também um comprometimento intelectual importante. Nesses casos, em geral, os pacientes recorrem a um psiquiatra (REICHMEN, s/data).


atividade de arteterapia com idosos internados

Muitos são os motivos que levam a família a internar o idoso: mudança na organização familiar, moradias pequenas, falta de estrutura para atender as necessidades médicas com o idoso. A internação deveria ser a última alternativa, mas isso tem acontecido com bastante frequência.


atividade de arteterapia com idosos internados

A arteterapia em instituições asilares tem como objetivos possibilitar a re-significação de experiências vividas, elevação da autoestima, a posse de outra forma de comunicação, alivio ao desconforto causado por situações de sofrimento e desconforto, exercício da flexibilidade, exercício de criação de ideias originais e inovadoras, a liberação da fantasia, da curiosidade e da confiança.


atividade de arteterapia com idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário