2 de junho de 2015

Arteterapia: agradável sensação de conquista

Segundo Philippini (1996), “A arteterapia, através do manuseio e experimentação de materiais diversos nas múltiplas modalidades expressivas, em atmosfera acolhedora e protegida, vai facilitar o resgate destas possibilidades, e vai auxiliar no despertar da sensorialidade, aguçando a sensibilidade, a percepção e permitindo a vivência de momentos mais soltos e lúdicos. Ao explorar texturas, formas, curvas, cavidades, pontas, no reconhecimento da singularidade de cada material expressivo, somos beneficiados por suas propriedades terapêuticas e teremos em conseqüência o desenvolvimento de algumas destas habilidades adormecidas”.

Angela Philippini

A Arteterapia não limita em resgatar algo que esteja trancado dentro de si, impedindo seu contato em primeiro lugar com o “eu” para em seguida observar a movimentação e transformação do mundo ao seu redor.
Ela permite que cada ser saia do seu individual para o coletivo por meio de contatos com materiais expressivos que permitem que os movimentos psíquicos possam adquirir formas e ganhar corpo.

Livros da autora

Esta agradável sensação de conquista e superação dos desencontros emocional, cultural e social, permite um novo olhar para os acontecimentos ao redor e valorizar o que já conquistou.
Geralmente são prazeres que antes não eram percebidos e deixados de lado para o preenchimento de um vazio sem histórias. Histórias que para muitos que estão em processo de tratamento arteterapêuticos foram descobertas relatadas e compartilhadas com espontaneidade e satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário