10 de setembro de 2009

Obras de arte visitam escolas de Uberaba.

Isto mesmo: “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. A partir do mês de agosto, escolas de ensino básico de Uberaba estão sendo visitadas por obras de artistas-professores. As escolas acolhem de seis a dez obras da exposição “A literatura Infantil de Monteiro Lobato alinhavada por artistas educadores” de acordo com o espaço disponível para a exposição.
A exposição organizada pela APAR – Associação dos Professores de Arte - é composta de releituras dos títulos dos livros escritos por Lobato para crianças, feitas sobre o tecido e técnica mista (bordado, colagem, desenho e pintura).
Membros da associação em parceria com estagiários da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba - fazem à mediação das obras e o alunado. Isto é, depois que as obras chegam à escola, é feita uma “conversa” sobre a exposição. A conversa é a chave da leitura visual, um procedimento que facilita a aproximação com as obras de arte, uma abordagem para a apreensão dos sentidos. A leitura visual é mediada pelo olhar, mas este olhar não é simplesmente o ato de ver. É dispensar um tempo para perceber, ordenar as formas, fazer interpretações.
Além do objetivo de aproximar as crianças à produção artística autêntica (não apenas reproduções disponíveis em livros ou multimidea) esta iniciativa visa uma educação do olhar e um incentivo a leitura das obras da literatura infantil de Lobato. Que ações como esta se multipliquem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário